Rio 454 anos – Conheça os bairros mais antigos da cidade

Aproveitando a comemoração do aniversário da Cidade Maravilhosa, que completa 453 anos, falaremos, na matéria de hoje, sobre alguns dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro, que surgiram e cresceram junto à toda a cidade, fazendo parte dessa linda história. Confira a seguir!

A história do Rio de Janeiro como cidade começa no dia 1º de março de 1565, quando o português Estácio de Sá fundou-a, entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, após derrotar os franceses e dominar a região, começando uma ocupação portuguesa mais intensiva.

Inicialmente, a cidade começou a ser ocupada na região da Urca, mas, em 1567, os portugueses passaram para o Morro do Castelo (para conseguir avistar grande parte da baía de Guanabara e o movimento de entrada e saída dos navios), onde a cidade começou, de fato, a ser povoada.

O nome da maioria dos bairros do Rio surgiu por influências históricas e religiosas. Por exemplo, o Engenho Novo tem origem no Engenho Novo dos Jesuítas, construído em 1707. Santa Teresa, por sua vez, recebeu esse nome devido ao Convento de Santa Teresa, criado em 1750.

O bairro Catumbi se formou às margens do Rio Catumbi, que significa “água do mato escuro” ou “rio sombreado”. O Leme se chama assim por conta da Pedra do Leme, contornada pelas praias da Urca e de Botafogo, e cujo formato, visto de cima, se assemelha ao do leme de um navio.

A cidade passou por muitas mudanças urbanas, que incluíram a destruição do Morro do Castelo e o início do processo de favelização, que se pode considerar que começou com um aumento populacional muito grande e a falta de planejamento e estrutura para tal.

As três coisas mais importantes da fundação da cidade que foram preservadas estão na Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, na Tijuca, que abriga a pedra de fundação da cidade (Pedra de Lioz), os restos mortais de Estácio de Sá, e a imagem de São Sebastião, nome dado ao Rio na época de sua fundação.

Considerado o primeiro bairro planejado da cidade, Vila Isabel foi fundada pelo Barão de Drumond, em 1872, que urbanizou o local, convidando um arquiteto para fazer o bairro. Visto como um homem de visão, deu lotes para fazer igrejas e colégios, além de criar o Jardim Zoológico e uma companhia de bonde.

E então, você já sabia desses fatos e informações? Esperamos que tenha gostado desse post e de conhecer um pouquinho melhor a história dessa cidade incrível, linda, amada, que comemora, hoje, mais um ano de existência! Aproveite para compartilhar tudo isso com seus amigos, familiares e vizinhos, que tal?! ☺


Produzido por : Base Software