Dicas

Dicas de economia e de segurança

 

PESSOAL
1) Evitar a hora extra que além de aumentar a folha de pagamento, contribui com o expressivo aumento nos encargos sociais, sem contar que a hora extra usada habitualmente, poderá ser incorporada ao salário do funcionário.
2) A contratação de funcionários próximos ao condomínio, também ajuda na hora da compra dos vale transportes.

 

ENERGIA ELÉTRICA
1) Alternar os elevadores nos horários de menor movimento ajuda bastante a diminuir o consumo de seu condomínio.
2) Trocar todas as lâmpadas do prédio e também da áerea por florescentes é fundamental.

 

ÁGUA E ESGOTO
1) Cobre de seu porteiro que verifique sempre o hidrômetro. Se não houver nenhuma atividade diferente dentro do período da marcação da CEDAE em relação ao período anterior, não haverá razão para uma cobrança com variação significativa.
2) O uso da mangueira nas calçadas e garagens também poderá ser controlado. Caso haja um aumento de consumo sem motivos aparentes, chame a CEDAE, poderá haver um vazamento.

 

A SEGURANÇA DE SEU CONDOMÍNIO É COISA MUITO SÉRIA
A ABESE recomenda os seguintes cuidados na hora de escolher o mais adequado sistema de segurança eletrônica e a empresa responsável por sua implantação:

Procurar uma empresa idônea, legalmente constituída, que garanta a procedência dos equipamentos e acessórios utilizados para instalação do sistema e, principalmente, que assuma compromisso pós-venda, firmado em contrato com o cliente.

A empresa deve enviar um consultor técnico ao local da instalação para fazer a análise de riscos do local. É preciso verificar a vulnerabilidade do imóvel para posteriormente sugerir quais equipamentos de segurança são mais apropriados para aquele tipo de planta e localização geográfica. Nesta etapa, é indispensável a avaliação do imóvel por um profissional.

O contratante precisa certificar-se de que a prestadora de serviços possua bom referencial de outros clientes/imóveis do mesmo porte já atendidos por ela, e que estejam perfeitamente satisfeitos e adaptados aos equipamentos.

Ao avaliar o custo, não se deve levar em consideração somente o preço do serviço em si, mas a relação custo-benefício oferecida pelo equipamento. O consumidor precisa estar atento a detalhes, como a idoneidade da empresa e as cláusulas do contrato, como a garantia e a manutenção do equipamento incluídas no pacote.

Outro detalhe importante é checar se o contrato de prestação de serviço é coerente com a proposta apresentada no início da negociação e se o equipamento, preço e serviços prestados correspondem ao planejado.

Após a instalação, é necessário exigir que um representante da empresa treine os frequentadores do imóvel para a correta utilização dos equipamentos, visando o aproveitamento máximo de suas capacidades.

É indispensável o teste periódico do funcionamento do sistema de segurança, seja semanal, quinzenal ou mensalmente. Mesmo que o equipamento possua monitoramento, é necessário que o usuário faça o teste manual periodicamente. Desta forma, é recomendado consultar a empresa sobre os prazos de atendimento técnico em caso de verificar algum problema no sistema.

 

LIMPEZA DE CAIXAS D’ÁGUA – MANUTENÇÃO DEVE SER SEMESTRAL
Os períodos sugeridos para a execução do serviço são os meses de outubro e fevereiro, para que o condomínio se prepare para o uso mais frequente da água no verão e quatro meses depois fique com a caixa em dia para o inverno. A empresa contratada deve checar a situação estrutural e externa do reservatório, eliminar toda a sujeira e fechar adequadamente o reservatório, se possível com cadeado.

 

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – INTERVENÇÃO DE VIZINHOS E FUNCIONÁRIOS PODE SALVAR VIDA.
Intervir em briga de casal pode salvar vida.
Magistrados que atuam em casos de violência doméstica afirmam que é comum vizinhos não interferirem em conflitos conjugais, mas, quando isso acontece, o resultado costuma ser positivo.
Em geral, a violência doméstica faz barulho. Há objetos quebrados. Tem uma série de coisas que vizinhos podem fazer: acender e apagar a luz, bater na porta, tocar o interfone. Pode-se avisar, chamar porteiro ou segurança para irem junto. No mínimo, os vizinhos têm que chamar a polícia. Se você ouve um pedido de socorro, não pode esperar para ver o que vai acontecer.

 

COLETA E DESCARTE DE ÓLEO EM CONDOMÍNIO
O óleo de cozinha é o vilão dos entupimentos nos canos do condomínio.
Você sabia que 1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água?
Nunca despeje o óleo diretamente na pia!

Entendendo o problema
O resto de óleo vegetal que você joga fora, atua nos canos da mesma maneira que o colesterol atua nas artérias do corpo humano, diminuindo seu diâmetro e causando entupimentos.
Além disso, um litro de óleo vegetal contamina um milhão de litros de água. Ajude o Disque Óleo a preservar o meio ambiente.

Hoje, o que fazer?
✓ Coloque o óleo em recipiente(s), entre em contato com o Disque Óleo, para ser recolhido gratuitamente em sua residência.
✓ Em sua residência, a quantidade mínima à ser recolhida é de dez litros.
✓ Acima de 30 litros você pode trocar por produtos de limpeza.

Para que serve o óleo usado?
1) Para fabricação de Biodiesel;
2) Sabão Pastoso;
3) Ração Animal;
4) Massa para Vidraceiro;
5) Fertilizantes e outros.

 

CABEAMENTO DE TVS, INTERNET E TELEFONIA EM CONDOMÍNIOS – O QUE FAZER QUANDO A ESTRUTURA INSTALADA ESTÁ COMPROMETIDA
Essas são as principais causas de problemas nos dutos de condomínios: 
✓ Dutos (shafs) entupidos;
✓ Dutos congestionados por restos de obra (resíduos de pedras, cimento, tijolos etc.)
✓ Dutos estreitos, que não comportam a passagem da fiação de diferentes operadoras e funções (telefonia, TV a cabo, internet, fibra ótica e por aí a fora);
✓ Conduítes mal instalados ou quebrados pelo uso de materiais de baixa qualidade.
De todas as causas, a dos dutos estreitos é uma das mais recorrentes, especialmente nas construções mais antigas. Nesse caso, está diretamente ligada à evolução tecnológica.
Nos anos 1980, por exemplo, os construtores não tinham essa previsibilidade de construção, demandas como internet, TV, fibra ótica. Estavam restritos à telefonia.

Antes que as reclamações se transformem num balaio de gatos, melhor entender primeiro o que é da alçada de cada parte.

Para ajudar na conclusão, considere três possibilidades:
✓ Se for falha do projeto (prédio novo) e estiver dentro da garantia, a responsabilidade é da construtora;
✓ Se o condomínio não é tão novo, não está no prazo da garantia ou não tem falha no projeto, é uma questão de o condomínio coletivamente pensar na saída técnica;
✓ Em último caso, o condômino vai ter que se adaptar e aderir ao serviço que é possível no condomínio.

 

ENERGIA SOLAR CRESCE NO BRASIL – OS CONSUMIDORES RESIDENCIAIS SÃO RESPONSÁVEIS POR 77,4% DO TOTAL DE SISTEMAS INSTALADOS NO PAÍS
Os consumidores residenciais são, disparados, os que mais procuram a fonte solar como alternativa para abastecimento elétrico, sendo responsáveis por 77,4% do total de sistemas instalados no país. Para se ter uma ideia, em 2017, a energia solar abastecia cerca de 60 mil residências no país e agora, em 2018, este número saltou para 633 mil.
O ano de 2017 foi especial para o setor fotovoltaico. Apenas no ano passado, o Brasil instalou 0,9GW de capacidade e, em 2018, a energia solar ultrapassou a marca de 1,5 gigawatt de capacidade instalada. Segundo a associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil já figura entre os 30 países com mais de 1GW instalado de energia solar. Ainda segundo a Absolar, o país deverá fechar o ano com 2,4GW.


Home Voltar
Produzido por : Base Software