Conheça o edifício Bosco Verticale em Milão

bosco-verticale

Você alguma vez já pensou em morar no meio de uma floresta? E se ela fosse vertical e ficasse dentro e uma cidade grande? Localizado em Milão, na Itália, o Bosco Verticale é uma verdadeira floresta vertical, composta por dois edifícios residenciais, com 76 e 110 metros de altura reunindo, no total, 113 apartamentos. Seu grande diferencial arquitetônico é sua cobertura verde composta por mais de 900 árvores, 4.000 arbustos e 2.000 plantas.

Assim como acontece nas florestas, a cortina verde do Bosco Verticale se transforma a cada mudança de estação, o que garante melhor aproveitamento energético para o edifício. No verão, com as plantas mais robustas, proporciona a diminuição de 2 a 3 graus centígrados dentro dos ambientes. Já no inverno, quando as folhas caem, o edifício recebe maior quantidade de luz. Os prédios possuem, ainda, painéis fotovoltaicos instalados nas duas torres, o que contribui para a autossuficiência energética do bosque

bosco-verticale-05

Para sobreviverem, todas essas plantas precisam de água e sabe quem é o responsável por regar toda essa vegetação? O morador? Não! Um sistema de irrigação, comandado por uma central computadorizada, se encarrega de levar água para todas as plantas dos prédios. E mais: o sistema é alimentado pela absorção da água da chuva e o projeto ainda contempla a reutilização da água da pia e dos chuveiros.

bosco-verticale

Com todos esses diferenciais, o Bosco Verticale já foi reconhecido como referência de inovação, sustentabilidade e design, ganhando dois prêmios importantes. Foi reconhecido como o arranha-céu mais bonito e mais inovador do mundo pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago e venceu o International Highrise Award, concedido pelo Museu de Arquitetura de Frankfurt, na Alemanha, superando 800 concorrentes de 17 países.

bosco-verticale

 

E então, já conseguiram imaginar como seria morar nesta floresta vertical? Será que aqui no Brasil o projeto seria bem sucedido? Por enquanto, não temos notícias de projetos semelhantes em nosso país, mas, ao que tudo indica, Stefano Boeri, arquiteto responsável pelo projeto, já escolheu onde será implantada sua próxima floresta vertical: na Suíça. Vamos aguardar mais notícias sobre o projeto e torcer para que cada vez mais a sustentabilidade norteie novos projetos arquitetônicos


Produzido por : Base Software