5 dicas para manter a organização em casa diariamente

Ter uma vida organizada é fundamental para evitar o estresse e viver de forma produtiva, não é mesmo? Além de organizar as suas tarefas do dia para realizá-las de forma rápida, é importante manter a casa em ordem também. Às vezes pode parecer impossível, mas nós vamos trazer algumas dicas simples e práticas para você ver que manter a casa organizada não dá tanto trabalho assim, mesmo sem tempo para faxinas completas.

Não jogue tudo por aí

Evite sair espalhando as coisas pela casa quando terminar de usá-las. Tente sempre guardá-las direto em seus devidos lugares. Mas, para facilitar a se organizar, também é válido separar uma caixa ou uma cesta para guardar rapidamente tudo que não der para colocar direto no lugar, em vez de jogar tudo de qualquer jeito pela mesa, cama, estante ou até mesmo pelo chão. Só não deixe acumular tudo, e assim que sobrar um tempinho, talvez num final de semana, organize tudo.

Não acumule papéis e correspondências

Verifique sempre os documentos, correspondências e revistas que têm espalhados pela casa e também os que estão guardados. Às vezes você tem um pilha de papéis que não possuem mais uso/validade nenhuma ocupando espaço e dando uma sensação de desordem na casa. Para os que não podem ser descartados ainda, é legal ter um lugar específico para eles como um revisteiro ou caixas organizadoras.

Mantenha o guarda-roupa em ordem

Uma mania bem comum, principalmente na hora de sair com pressa, é fazer aquela bagunça tirando tudo de dentro do armário para achar a roupa certa. Se as roupas estiverem separadas no armário por categorias, “estilos” ou até cores, o armário estará bem organizado facilitando na hora procurar pela roupa. Quando você acordar atrasado para ir ao trabalho, não vai precisar revirar o guarda-roupa inteiro atrás daquela blusa social azul ou da calça, é só ir na parte que você separou para as roupas do trabalho, por exemplo. Por fim, não se esqueça de manter as portas do armário fechadas, para manter a sensação de ordem.

Atenção às lixeiras

As lixeiras quando não são limpas regularmente podem dar, além de uma sensação de desorganização, uma sensação de sujeira. Procure mantê-las sempre fechadas, com sacos de lixo por dentro, e lembre-se sempre de fazer a troca desse saco sempre que cheia ou semanalmente evitando o mau cheiro, por exemplo nas lixeiras da cozinha, que contém resíduos orgânicos.

Por fim, crie rotinas práticas

Na hora de programar o despertador para acordar, já considere alguns minutinhos a mais para arrumar a cama, colocar uma pilha de roupa na máquina de lavar antes do café da manhã e organizar os itens que você usará enquanto se arruma. Quando voltar pra casa, não vai precisar se preocupar em tirar as coisas que deixou jogadas pelo chão ou pela cama antes de sair, e nem ter que lavar a roupa do trabalho pra manhã do dia seguinte.


Produzido por : Base Software